quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Fechamento - Outubro de 2011

Ufa! Este mês foi bem movimentado para mim. Houve algumas pequenas transformações na minha vida. Movimentações em casa, movimentações no trabalho, e claro, movimentações na bolsa.



Em outubro as ações deram uma guinada e fez o contrário do que aconteceu em setembro. Esta é a mágica da renda variável. Como não gosto de tentar acertar o fundo do gráfico, faço meus investimentos ao longo do tempo.


Infelizmente eu tive muitos gastos este mês, usando boa parte do meu “colchão de segurança”. Como nós educadamente financeiros sabemos, o colchão de segurança é aquele dinheirinho guardado em um investimento líquido para ser usado em emergências. Como terei que fazer uma reposição deste meu colchão, diminuirei drasticamente o aporte mês que vem (acredito que será de apenas 100 reais).


Passarei a descrever também meus investimentos em Tesouro Direto. Acho um pouco sem graça acompanhar sua evolução, por isso continuarei separando o rendimento da renda fixa e da renda variável.


Vamos aos números:


Seção Renda Fixa

Tipo
Quant.
Taxa
Valor origem
Valor final
Rentabilidade
LTN 010113
1,0
12,40%
R$ 788,59
R$ 870,12
10,3%
LTN 010114
0,6
12,72%
R$ 444,99
R$ 471,67
5,9%
LTN 010114
0,2
12,82%
R$ 149,49
R$ 157,52
5,3%
NTNB P. 150824
0,6
5,66% + IPCA
R$ 609,61
R$ 612,19
0,4%
NTNB P. 150824
4,4
5,72% + IPCA
R$ 4.478,45
R$ 4.489,69
0,2%
Total
R$ 6.471,13
R$ 6.601,19
2,0%



Seção Renda Variável


Aportes:

R$ 900,00 - Dinheiro novo

R$ 205,30 - dividendos

Total - R$ 1105,30



Dividendos recebidos:

VALE5: R$ 55,71



Compras

Data
Código
Quantidade
Preço
Total
04/10
ELPL4
8
R$ 28,43
R$ 227,44
04/10
ETER3
12
R$ 8,00
R$ 96,00
04/10
VALE5
9
R$ 37,50
R$ 337,50
05/10
BBAS3
19
R$ 23,15
R$ 439,85



Tabela de preço médio e valorização histórica da carteira de ações:

Código
Quantidade
Preço médio
Fechamento Out/2011
Valorização Anterior
Valorização atual
BBAS3
336
R$ 27,29
R$ 25,90
-10,2%
-5,0%
CIEL3
200
R$ 31,82
R$ 45,50
31%
42,9%
CMIG3
75
R$ 23,32
R$ 23,45
-4,3%
0,5%
ELPL4
22
R$ 29,20
R$ 30,80
-3,5%
5,4%
ETER3
442
R$ 9,53
R$ 9,06
-15,5%
-4,9%
VALE5
60
R$ 43,44
R$ 40,80
-11,6%
-6,0%



Valor em caixa: R$ 17,17


Valor da carteira: R$ 26.708,44






Carteira de ações com valorização de 7,48% em comparação com o mês anterior e com valorização de 1,91% no ano (sem contar os dividendos).

Enquanto isso, o iBovespa valorizou 11,49% em comparação com o mês anterior, e -15,83% no ano.

Valor total de Renda Fixa mais Renda Variável:

R$ 33.309,62





Empresas do radar Além da Poupança.*

AMBV3
CSMG3
CSNA3
FJTA3
LLIS3
PRBC4



*Atenção: Tire suas próprias conclusões em seus investimentos. As mensagens deste blog não buscam influenciar opiniões de outras pessoas, não se responsabilizando pelas suas escolhas.



Seguindo sempre com disciplina e determinação!



Rumo aos 40 mil !!!

18 comentários:

  1. pobretão de vida ruim2 de novembro de 2011 às 11:20

    Parabéns segue em frente

    ResponderExcluir
  2. Em breve entrarei pra turma dos dividendos.rs

    ResponderExcluir
  3. Os dividendos potencializam o investimento. No começo é ruim. Recebe-se pouco. Mas depois de um tempo eles fazem maior diferença. É só olhar a carteira do Heavy Metal pra se ter uma ideia.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Excelente carteira, seja bem vindo ao Blog I40.

    Quando tiver tempo, da uma olhada nas NTNF's que pagam supons semestrais tipo as NTNB's, mas são com juros pré-fixados.

    abraço e sucesso

    I40

    ResponderExcluir
  5. Ótimo rendimento, parabéns!
    E vamos em frente!

    Abços

    ITM

    ResponderExcluir
  6. Valeu pela dica I40.
    Porém meu NTNB é principal, e reaplica automaticamente os juros. Mas vou dar uma olhada nas atuais LTN's e estudar um pouco.

    ITM
    Obrigado e vamos continuar nosso investimentos!

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Parabéns!

    Eu achei interessante a quantidade de dividendos que você recebeu considerando o valor total aplicado em ações. 0,7% de renda passiva paralelamente a variação de preço das ações, enquanto na maioria das carteiras que vejo isso é em torno de 0,3%.

    Assim é possível vermos o poder dos juros compostos mesmo com uma carteira não tão grande em quantidade de dinheiro.

    Eu estava pensando em juntar uma quantidade legal de um mesmo ativo antes de ir para outro (entre 500 a 1000 ações), mas estou começando a repensar.

    Pergunta: Você não sente que a corretagem sai muito cara fazendo várias compras no fracionário (de valor pequeno) assim?

    ResponderExcluir
  8. Sobre a potencialização que os dividendos trazem, é surreal mesmo. Devemos reinvisti-los sempre, mas pare e pense: 200 conto já pagaria umas duas continhas pessoais.

    A independência financeira não é uma realidade tão distante assim...

    ResponderExcluir
  9. Olá IV
    Esses dividendos são referentes ao mês passado, que foi a Cielo que pagou. Ela paga apenas 2 vezes ao ano, mas quando paga é bastante. Mas minha média de dividendos tem sido de uns 110 reais/mês.
    Sobre a corretagem, eu pago por enquanto apenas 1 real. Eu peguei uma promoção da corretora Mirae, válida por 2 anos. Falta ainda 1 ano e meio mais ou menos. Por enquanto eu vou comprando várias empresas no fracionário sem me preocupar com a corretagem.
    Sobre juntar uma boa quantidade de um mesmo ativo para depois partir para outro também acho válido. Porém eu gosto de comprar mais do ativos que estão me dando "prejuízo". Se você verificar minhas postagens de fechamento desde o início do ano, eu parei há muito tempo de comprar a Cielo e passei a comprar mais do BBAS e da ETER por causa de suas quedas. No BBAS por exemplo, eu baixei meu preço médio de 31 para a casa dos 27 reais. Por isso gosto de comprar mais dos ativos que cairam, mas que ainda me inspiram confiança.

    É verdade. Depois que você falou, reparei que 200 reias é bastante dinheiro. Espero que até o final do ano que vem minha média de dividendos dobre.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Você conhece a Foja Taurus? Ví que está no seu radar e queria saber se você tem algumas informações sobre a empresa. E sobre a Cielo, empresa boa, deu show esse ano, mas talvez seja a hora de "salvar parte do lucro" e realocar parte da exposição do papel em outras ações mais descontadas.

    Abcs, muito boa a sua carteira.

    ResponderExcluir
  11. A CIEL3 tá no meu radar... To esperando q ela fique descontada... Enqt isso... vou ficar de moita...

    Parabéns pela gestão, gosto mt das ações de sua carteira...

    Bons trades!

    ResponderExcluir
  12. Olá FI
    Não conheço a fundo a FJTA e ainda não fiz uma análise profunda nela. O que sei é que ela não é uma empresa ruim. Tem bons fundamentos. Mas só porque ela apresentou um pequeno prejuízo no último trimestre, o mercado jogou a ação lá pra baixo. Talvez eu faça uma análise mais profunda e conclua que seja a hora de comprar. Enquanto isso, ela está no meu radar.
    Realmente a Cielo está magnífica este ano. Mas enquanto uns ficam maravilhados com a empresa, eu fico procupado.
    Ela tem bons fundamentos, dívida zero e paga bons dividendos. Porém seus lucros estão estacionados há um bom tempo. O mercado valorizou ela devido a sua superação das expectativas. O mercado pensou que ela iria sofrer por causa da concorrência. Mas ela manteve. De qualquer forma, estou preocupado com essa disparado, pois o mercado pode a qualquer momento querer "corrigir" de novo a ação, e ela representa 30% da minha carteira.
    Quanto a vender, eu estou pensando. Sou do time de segurar empresas boas. Já pensei em vende-la quando estava a 40 reais, e agora tá a 46, rs. Enquanto a empresa está boa, vou mante-la. Mas o que fiz foi parar de fazer aportes nela. Estou fazendo aportes nas empresas que caíram.

    Olá O Investidor
    A Cielo é uma empresa excelente pra ficar no radar. Mas acho que no preço atual não compensa. Grande parte do lucro não vem de vender caro, e sim de comprar barato. Na minha opinião, há outras empresas mais atrativa hoje.

    Abraços para todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao sei de onde voce tirou que os fundamentos estão ótimos, para mim estão pessimos

      margem de 6% para mim é péssimo

      quanto a dívida entre ali em cima no site da empresa e pergunte ao RI e coloque aqui para a gente aprender

      mas uma empresa com margem de 6% e divida de 1,4 o PL eu nem olho

      passo para outra

      alem do que leva quase 10 anos para pagar a divida liquida com o LL

      Excluir
    2. Você está falando de FJTA? Onde eu falei que os fundamentos dela são ótimos? Só falei que não analisei profundamente a empresa e que os fundamentos são bons.

      Abraços

      Excluir
  13. Entendi o funcionamento do radar, mas como é feito? Através de programa?

    ResponderExcluir
  14. Porque não comprou a AMBV ainda? A melhor empresa do Brasil???

    ResponderExcluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.