terça-feira, 2 de abril de 2013

Você conhece a APIMEC?


APIMEC é a sigla para Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais. Ela divulga notícias, realiza certificações e organiza eventos nas regiões do Distrito Federal, Minas Gerais, Nordeste, Rio de Janeiro, São Paulo e Sul. Através deste LINK, você poderá dar uma olhada na sua página principal.

Apesar de oferecer certificações, esta postagem se refere aos eventos que são periodicamente organizados pela APIMEC. Nestes eventos, diversas empresas listadas na bolsa apresentam seus resultados, planejamentos e perspectivas para dezenas (às vezes centenas) de acionistas, analistas e investidores em geral.

Para quem nunca foi, funciona da seguinte maneira. Você acessa o site, seleciona a sua região e verifica no calendário de eventos se a apresentação de alguma das empresas te interessa. Deixarei abaixo os links para o calendário de cada localidade:


Se você estiver decidido a assistir a apresentação e possuir aquele dia e horário livres, marque sua presença (no próprio site ou por telefone). Depois disso é só chegar ao local e assistir a apresentação.


Bacana é que algumas dessas apresentações são realizadas em um local chique, como um hotel de luxo (pelo menos para mim, por falta de costume, é bacana frequentar estes lugares chiques). Nelas você terá a oportunidade de ver e ouvir as pessoas que de fato gerenciam a empresa. No final da apresentação, sempre é aberto um intervalo onde o público poderá perguntar algo diretamente para uma pessoa do alto escalão da empresa. Se você não tem perguntas, poderá ouvir as respostas para as perguntas realizadas por outras pessoas. Você sempre sai de lá com um conhecimento a mais.



No final de tudo tem uma sessão de “comes e bebes” (muito boa por sinal), e o pessoal costuma bater um papo. Finalmente um espaço onde você poderá ver uma boa concentração de investidores por metro quadrado, com grandes chances de sair com algum contato de lá. Muitas empresas gostam de distribuir alguns brindes aos participantes, como bolsas, canetas e pendrives.

E sabe qual o melhor de tudo? É grátis. Bem, já faz um tempinho que eu não vou, mas pelo que observei, eles continuam gratuitos, com exceção de São Paulo, que é pago.

Você marca a sua presença, se dirige a um local chique, assiste a apresentação de uma das maiores empresas do país, ganha brindes, come e bebe bem, troca ideia com outros investidores, tudo isso de graça.

Não há requisitos de ensino ou de ser acionista da empresa. Você não precisará realizar testes para assistir a palestra. Seja você um megainvestidor ou um leigo, o procedimento é marcar e assistir. Já fui a algumas apresentações e digo com firmeza, vale a pena dar uma conferida.

Mas já aviso. Você verá a apresentação sendo realizada pela alta direção da empresa. Às vezes o próprio presidente faz a palestra. Logo, diante de seu conhecimento e de sua preparação, é natural que estas pessoas transmitam um alto grau boa confiança aos seus telespectadores. Então não decida investir em uma empresa baseado apenas no que você escutou nessas apresentações. Seja crítico.

E se você já conhecia a APIMEC, deixe seu comentário.

17 comentários:

  1. Belíssimo post AdP!

    Tenho certa ligação à Apimec, e pretendo me associar no futuro.
    As reuniões recentes foram com empresas que eu pretendo investir, Grendene e Eternit, mas não pude comparecer por causa dos horários.

    E o networking com certeza já vale a presença.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vez ou outra eu vou e sempre saio com boa impressão. E nem precisa ser associado para comparecer a estas apresentações.

      Abraços

      Excluir
    2. Sim sim. Pretendo em associar por outros fins mesmo.

      Abraços

      Excluir
  2. São eles que certificam os analistas do mercado brasileiro. E como tem analista bom espalhado por aí né? rsrs.. Uma vez eu fui fazer a prova, mais por curiosidade, sem estudar, e ainda bem que fui reprovado. Pois se passasse poderia dizer que não aprendi nada com as aulas do Sr. Mercado. Método de avaliação ultrapassado, focado na ciência exata, preso naquele conceito de "bola de cristal". Com relação aos eventos, parece interessante. Os bancos também fazem isso, em várias cidades por sinal. O viés de transparência é maior. E algumas vezes você tem oportunidade de conversar com o economista chefe da equipe de análise, que normalmente conduz a palestra/apresentação. É de graça também, basta ficar atento a agenda destes eventos e confirmar presença pelo nome.

    Abcs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, FI. Esses "analistas" são "bons". No livro do Peter Lynch, ele diz que a pessoa que quer investir e nunca fez aulas de econmia já sai na frente, pois não precisará perder tempo desaprendendo algumas coisas, kkkkkkkk.

      Abraços

      Excluir
  3. Claaaaaaaaro que em São Paulo tem que ser pago, kkkkk

    Mas gostei da ideia. Vou visitar o site pra dar uma geral.

    Seria interessante se disponibilizassem um stream para acompanhamento online.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguém tem que sustentar o sistema, né.
      Dê uma olhada sim. Participe de pelo menos uma. Você vai gostar.

      Abraços

      Excluir
  4. Boa, AdP!

    Uma época procurei ir, mas os horários nunca permitiam! =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, os horários são complicados para nós que trabalhamos ou estudamos.

      Abraços

      Excluir
  5. Até nisso SP é um lixo. Cidade esgoto do mundo. Odeio essa porcaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São Paulo é o "coração econômico" do Brasil e lá possui de longe a maior quantidade de investidores e acionistas. Não sou da APIMEC e nem organizo estas apresentações, mas provavelmente essas reuniões devem lotar em SP, caso fosse de graça. Logo, eles tiram proveito disso cobrando 50 reais de cada um para cobrir as despesas que eles tem.
      Se eles cobrarem nas outras localidades provavelmente vão ficar às moscas. Não valerá a pena.
      Veja bem, não estou defendendo a cobrança. O que mais me atrai é a gratuidade das apresentações, mas temos que entender também o lado deles.

      Abraços

      Excluir
  6. Grande AdP!

    Desculpe-me pela ausência, minha vida deu uma reviravolta incrível (para coisas boas), entrei em um novo e desconhecido negócio, estou de mudança de endereço, estou malhando, estudando inglês e lendo muito, acabei deixando o blog um pouco de lado. Foi mal...

    As coisas estão se acertando sozinhas, né? Qualquer coisa me avisa, abração!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Corey, parabéns pela reviravolta positiva. As coisas finalmente se acalmaram.
      Abraços e sucesso.

      Excluir
  7. Olá AdP. Parabéns pelo excelente blog. Devo dizer que vc, o dividendos e o mobral são os meus mentores e inspiradores.

    Sem querer abusar, gostaria de seu auxílio para algumas questões referentes à minha primeira declaração de imposto de renda na minha era pós-investimentos :

    1) como declaro as ações que comprei?
    2) mesma forma os FIIs?
    3) devo declarar ações que comprei e vendi com lucro durante 2012, ou apenas quando ultrapassar o lucro 20.000?
    4) comprei no IPO um FII em 2012 e o vendi em dezembro com lucro. Como declarar isso?
    5) Como declarar o dinheiro que investi ao longo do ano no Tesouro Direto?

    Mais uma vez me desculpe pelo abuso. Se puder me responder será de grande valia!
    Ass.: Milico Investidor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milico. Já fui desta vida de caserna e não gosto nem um pouquinho desta vida, apesar de ter feito grandes amigos.
      Nos dois links abaixo tem dicas e informações interessantes para te auxiliar em sua declaração:
      http://www.blogdoinvestidor.com.br/financas-pessoais/dicas-para-declaracao-de-imposto-de-renda-2012/
      http://www.blogdoinvestidor.com.br/investimentos/como-declarar-investimentos-no-imposto-de-renda/

      Abraços

      Excluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdoe amigo, mas sua mensagem nada tem a ver com a postagem ou com o assunto investimentos.
      Abraços

      Excluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.