terça-feira, 9 de setembro de 2014

Conversa antiga sobre LUPA3

Recentemente, ao navegar nos blogs dos investidores, deparei-me com uma antiga conversa que tive com o colega InvestindoJa, referente a sua preferência e seus motivos para investir em LUPA3. A conversa pode ser acessada no blog dele, mas reproduzirei aqui.
Tudo começou em janeiro de 2012 quando ele postou o seguinte texto:

"LUPA3
Bem senhores,

Informo que realizei a troca da LUPA3 por HTMX11 ... estou de olho nos rendimentos mensais dos FII's para aumentar meus aportes mensais, em breve estarei chegando na casa de 100 reais mensais de rendimentos, porém ainda acredito na LUPATECH ao longo do ano, apesar de seu início de 2012 não acompanhar a bolsa, talvez até mesmo troque ela por ETER3 devido aos dividendos maiores. Outra alternativa que gosto muito é a POMO4 , Marcopolo está se consolidando como uma boa empresa, e está aproveitando bem a alta da bolsa. Deixarei está decisão mais pra frente quando poderei optar por alguma delas já que devo esperar uns 3 meses para poder comprar mais ações."


Deixei enfatizada a parte vermelha pois foi esta parte que chamou minha atenção. Baseado nisso, deixei o seguinte comentário, em 26 de fevereiro:
"Além da Poupança 26 de fevereiro de 2012 08:34
Veja a seguinte situação: eu tenho uma padaria que está dando prejuízo faz alguns anos. Esta padaria tem uma péssima administração e também tem uma dívida 10 vezes maior que o seu patrimônio. Quer ser sócio dela? Não? Então por que você quer ser sócio da Lupatech, que está na mesma situação.
O que faz você acreditar na Lupatech? As recentes altas? Cuidado, pois podem ser voo de galinha.
Estou estudando também os fundos como alternativa da renda fixa.
Abraços e boa sorte"

Na época argumentei baseado na situação econômica da empresa, que apresentava (e ainda apresenta) prejuízos constantes e alto endividamento. O tal voo de galinha que comentei era referente a alta que estava acontecendo na época do meu comentário, podendo ser visualizado no gráfico abaixo:

Em 8 de março de 2012, o colega investindoja replicou meu comentário com a seguinte mensagem:

"LUPA3
Neste primeiro post de volta pretendo elucidar o caso da Lupatech. recebi o seguinte comentário do colega além da poupança :



'Veja a seguinte situação: eu tenho uma padaria que está dando prejuízo faz alguns anos. Esta padaria tem uma péssima administração e também tem uma dívida 10 vezes maior que o seu patrimônio. Quer ser sócio dela? Não? Então por que você quer ser sócio da Lupatech, que está na mesma situação. O que faz você acreditar na Lupatech? As recentes altas? Cuidado, pois podem ser voo de galinha. Estou estudando também os fundos como alternativa da renda fixa. Abraços e boa sorte'


concordo em parte com o comentário dele, porém no mercado de ações não podemos comparar uma empresa qualquer outro negócio, a lupatech não vende pão, ela simplesmente é a maior fornecedora da Petrobras no Rio Grande, principal local onde serão construídas as plataformas do pré-sal . outro fator importante é a necessidade da Petrobras em tê-la operando, caso seja necessário podem ter certeza que a Petros ( fundo de pensão de empregados da petrobras ) quando a lupatech precisar ... vai entrar forte para ajudá-la além do que existe a possibilidade de compra por alguma empresa internacional ...por isso tinha tanta certeza que o valor das açoes estavam muito baixo , vejam vocês que ela realmente estava em fevereiro ela ficou aí por volta de 6 e pouco ... logo depois de em Janeiro girar em torno de 4,20 ... uma alta de 50% ... sorte pra mim que tinha 300 ações dela ... porém acredito que agora ela estáno preço certo ... mas a longo prazo é certo dela aumentar de novo!!!!
Quanto aos fundos imobiliários estou bem feliz com os meus ... estão bombando em rendimentos e o valor de mercado está subindo!!!
Embreve farei um post só sobre eles.
Abraços e sorte a todos!!!!!!!"


O que aconteceu com a ação depois deste comentário pode ser visualizado no gráfico semanal disponibilizado abaixo, abrangendo desde o comentário até a data de hoje:


Comentários finais
Costumo ficar bem preocupado quando uma pessoa lisonjeia micos da bolsa. Não pela pessoa em si, mas sim pelos ocasionais investidores iniciantes que lerão o comentário e poderão ser influenciados.
O colega Investindoja argumentou que não se pode comparar uma padaria, utilizada no meu exemplo, com uma empresa do porte da Lupatech, fornecedora da Petrobras. Eu discordo desta opinião. Independente de vender pão, fornecer equipamentos de exploração de petróleo, prestar serviços financeiros, oferecer soluções de TI, produzir e vender farinha, ou qualquer outra atividade, todas estas empresas possuem um objetivo em comum: lucrar. Mais do que isso, todas possuem patrimônio, faturamento, custos, despesas, clientes, gestão e uma série de outras variáveis.
Alguns sintomas comuns em empresas que sumiram do mapa são os que citei: prejuízos constantes e endividamento alto. Não interessa se a empresa é a maior fornecedora do universo de um tipo especial de equipamento ou é a lojinha da esquina. Se ela não obter lucro, não gerar caixa e não tiver recursos para honrar seu credores, mais cedo ou mais tarde ela quebrará. E a história mostra que, de uma forma ou de outra, a situação econômica em algum momento sobressairá as promessas ou a posição da empresa, refletindo em seu valor de mercado. É por isso que empresas como as do grupo X (MMX, OGX, LLX, etc) despencaram na bolsa de valores. As perspectivas e as promessas podem sustentar a cotação por um tempo, mas são os fatos econômicos que sacramentam no final. O mesmo aconteceu com LUPA3.
O que o colega investindoja citou sobre a empresa (maior fornecedora, a possibilidade de um fundo de pensão resgatar a empresa e possibilidade de compra por alguma empresa internacional) são exatamente alguns dos sintomas que os micos apresentam mas que fascinam os investidores. Descrevi alguns destes sintomas no penúltimo parágrafo da postagem O caso Mesbla e suas lições.
Outro ponto importante que queria citar é a frase que deixei enfatizada em vermelho nos comentários do investindoja: "mas a longo prazo é certo dela aumentar de novo!!!!". Tenham em mente que, na bolsa, alguns termos devem ser utilizados com extrema cautela: com certeza, lógico, impossível, nunca, sempre e óbvio (e suas variantes: logicamente, obviamente, pode ter certeza, etc).

É obvio que eu tinha certeza que logicamente as ações cairiam?
É claro que não. Em nenhum momento eu afirmei que as ações iriam cair. Apenas fiz um alerta ao colega sobre a situação econômica da empresa. Se eu tivesse certeza que ela cairia, eu tinha operado vendido e ganhado uma grana.
Minha intenção com esta postagem que você está lendo não é querer pagar de guru do mercado. Nada disso. É apenas alertar que investir no longo prazo em uma empresa somente porque ela é a maior fornecedora de um determinado equipamento ou porque ela é a maior plantadora de batatas da América Latina não é adequado. Há um conjunto de variáveis a serem consideradas, e a situação econômica é uma delas.
Quanto ao colega investindoja, não sei se ele realizou as trocas que estava pretendendo nem se comprou ou vendeu ações da LUPA3. Mesmo que ele tenha aproveitado a alta de 50% (isso considerando que ele acertou o ponto mais baixo e o ponto mais alto da ação), período que durou 1 mês e meio, o risco envolvido na operação foi grandiosamente alto, haja vista que a empresa despencou 95% nos 2 anos e meio seguintes.

Como ele citou que no longo prazo era certeza que as ações subiriam, não me surpreenderia se soubesse que ele estaria com as ações até hoje ou que tenha vendido com um baita prejuízo. Infelizmente ele sumiu do blog e não podemos mais saber o que aconteceu com a operação.
De uma forma ou de outra, fica a dica. Não se encante com os micos nem com suas subidas eventuais. Micos são prêmios de jogo do bicho com probabilidades de loteria. Mantenha a disciplina, aportes constantes e não faça descaso com seu dinheiro.

45 comentários:

  1. Excelente, AdP!

    Já diz o velho ditado: de promessas o inferno está cheio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E dá-lhe promessas. Se pesquisar, até a administração da TecToy deve estar cheia de promessas e otimista com sua situação, do mesmo modo que a Mesbla.
      Abraços

      Excluir
    2. Adp ensina o marcio como se calcula IR pq ele ta perdido

      Excluir
    3. Rapaz, cometer equívocos em postagens é mais comum do que se pensa. Eu costumo demorar no mínimo uns 3 meses para postar as minhas. Faço muitas edições e consertos. Dê um desconto para ele.
      Abraços

      Excluir
    4. É como o Soulsurfer falou em relação ao Rodrigo Constantino: o cara quer ser agressivo e debochado, então que pelo menos seja muito bom para sustentar essa postura. O Dimarcinho adora dizer que as pessoas não entendem o básico do básico sobre os mais variados assuntos, então agora aguenta o fumo...

      Excluir
  2. Cara, por isso acompanho seu blog, vc é muito foda!

    ResponderExcluir
  3. Boa Adp !!! divida altissima e sem lucro... mais uma bomba da bolsa. É impressionante como umas empresa dessa ainda tem 6.000 sócios PF, tem que ter muita coragem para investir nessa tralha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto pior uma empresa, mais atrativa para alguns ela fica. Eu tô fora.
      Abraços

      Excluir
  4. Cara, deu uma tristeza ao ler o blog do InvestidorJa...
    O post sobre a Lupatech foi o último que ele escreveu. A impressão que fica é que ele tomou um prejuízo grande e acabou desistindo da bolsa.... Sei lá, é duro ver um pequeno investidor, como todos nós que só queremos ganhar um dinheirinho na bolsa, levando ferro

    Lendo os outros posts dá pra ver que ele começou animado (Mais um lucro! Mais um trade! Tá chegando a hora de mais um trade!) e o blog acabou durando só 7 meses... triste isso.

    ResponderExcluir
  5. Grande ADP,

    Tem que ser, no mínimo, louco para ter colocado um centavo sequer nessa empresa. Uma rápida olhada dos dados dela no site do Bastter mostra que a mesma teve prejuízos absurdos nos últimos CINCO anos. Totalmente fora de cogitação de entrar em qualquer carteira de Buy and Hold.

    Agora, se o papo é trade, é outra história. Eu, pessoalmente, fujo dessas ações, para ambas as situações. Mas fica a lição. O mercado não é para crianças. E o X da questão é justamente ser sócio de empresas boas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investir nisso aí é nabo quase certo. E sou radical. Para mim, não serve para segurar, nem para trade, nem para alugar, nem para operar vendido, nem para nada. Finjo que nem existe.
      Abraços

      Excluir
  6. ADP, um alerta para quem leu o texto do investindoja sobre o FII HTMX11B, ele está em liquidação, vendendo seus ativos (flats em diversos empreendimentos) como era seu objetivo. Ocorre que o valor dos aluguéis + amortização pode não "empatar" nem com o valor da cota atualmente (em torno de R$ 188,00). O prazo de liquidação do ultimo imóvel que compõe o patrimônio do fundo é incerto, mas deve ocorrer ainda em 2015.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na época o pessoal ainda não tinha o esclarecimento apropriado sobre isso. Eu mesmo tinha cotas dela, mas vendi, como pode ser visto na postagem abaixo:
      http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2013/02/fechamento-fevereiro-de-2013.html

      Mas para comprar tem que investigar muito bem. Eu prefiro ficar de fora.
      Abraços

      Excluir
  7. O "investindoja" usa o escudo do Fluminense como foto do perfil... ele achou que só isso seria o suficiente para as ações da Lupatech não caírem...

    ResponderExcluir
  8. LUPA3...nem lembrava mais

    Junto com essa bombavam nos fóruns ECOD3, FGUI4, MNPR3, IENG3, RASp4 e outros micos, verdadeiro show de horrores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta vou lembrar pro resto da vida, rs mas é passado.

      Excluir
    2. Eu também tenho meu passado negro com ECOD3, hehehe.
      Abraços

      Excluir
    3. Todos temos, rs. Que os desastres fiquem no passado quanto temos pouco dinheiro, não no futuro quando estaremos milionários, rs.

      Excluir
  9. Nossa, é esse o tipo de análise que todo investidor de bolsa deveria ler. 99% das pessoas que se emocionam com bolsa, com trades, com isso, com aquilo, tem um fim quase certo, o ferro. Muita gente não tem noção nenhuma do que está fazendo e fica vislumbrado com notícias, como se tivesse visto uma oportunidade incrível, que vai dar uma grande cacetada e que vai ficar rico da noite pro dia. Pura ilusão.
    Esse exemplo que você cita no post é um claro personagem que tem muito por aí: o iludido, o torcedor, o trader de emoções, o infomoney fanboy. E o fim do personagem (blogueiro) não foi diferente do que acontece na realidade.

    Abraço e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa parte da bolsa é feita deste tipo de gente. Que quer comprar mico na esperança de foguetar.
      A pessoa que conheço que mais bate na tecla contra os micos é o Bastter, que tem aberto o olho de muita gente.
      Abraços

      Excluir
  10. Por isso o blog dele não durou nada. É muito fácil conseguir informação mínima sobre investimentos hoje em dia. Não sinto pena não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão é que os miqueiros de fóruns possuem argumentos convincentes para navegantes de primeira viagem. Uma vez li uma pessoa escrevendo que a instalação da UPP em manguinhos no RJ ia fazer as ações da Refinaria de Manguinhos bombarem. Isso é ridículo, mas tem gente que credita nisso.
      Abraços

      Excluir
    2. Olha só o nome da empresa: Manguinhos !!! :)))))
      Até o nome da empresa é uma piada.

      Excluir
    3. Esperar lama dela não é surpreendente, rs.

      Excluir
  11. Qual o principal indicador da Dívida de uma empresa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André Alvim, há alguns indicadores sobre o nível de endividamento de uma empresa e eles devem ser interpretados em conjunto sempre. Composição do Endividamento, Participação do Capital de Terceiros, Dívida/PL, etc.

      Mas no caso específico da Lupatech a dívida é irrelevante, pois tudo nela é uma bosta.

      Excluir
    2. Investidor ? Quais os números do site Fundamentus que me mostram isso ???
      Pergunto para qualquer empresa.

      Excluir
    3. Eu não frequento o site Fundamentus. Quando quero olhar o resumo de alguma empresa, procuro os quadros do site do Bastter, pois eles são ótimos. Há indicadores de dívida ali também, além de excelentes comentários sobre as empresas.

      Excluir
  12. Uns 3 anos atrás, qd não entendi nada de bolsa (ainda entendo pouco mas melhorei muito), tinha comprado uns 2.000 reais desta LUPA3. Meses depois vi o dinheiro cair para uns 700 reais e fiquei intrigado: "Que merda é esta?!" Acabei vendendo ela e mais um monte de tranqueira que tinha comprado, inclusive a BTOW3 que estava me trazendo um prejuizo do mesmo tamanho. O que aconteceu com ambas? LUPA3 caiu mais ainda virando pó. BTOW3 caiu mais um tiquinho mas depois virou a queridinha dos trades, hoje está quase no preço que eu tinha comprado. Se eu tivesse mantido as duas teria uns 200 reais em LUPA3 e talvez estaro ano zero a zero na BTOW3.

    Meu aprendizado: assuma o erro com humildade, realize o pejuizo e estude mais para o futuro.
    Aprendizado do InvestindoJa: apostar em empresa que dá prejuízo é um grande risco. não é proibido, mas nada garante a a empresa será um turn-around, por mais dados que você possas ter. Se mesmo assim está disposto a apostar use percentual mínimo da carteira e não saia divulgando pro mundo a estratégia suicida pois pode ser mau exemplo.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Uorrem, meu comentário deletado era para o André Alvim, mas respondi equivocadamente aqui.

      Excluir
  13. Se já é difícil segurar o rojão da RV tendo empresas boas na carteira, e este mês ela está batendo forte, imagina sendo holder de empresas como esta.

    Parafraseando Euclides da Cunha, diria que o investidor de micos é, antes de tudo, um forte. rs

    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Acho que esse tipo de coisa acontece a todo o tempo e o importante é aprender com os erros.
    Não me lembro de ter conhecido alguém que faz boas operações na bolsa há um bom tempo que não tenha tomando fumo alguma vez, seja em mico ou não.
    Só quando a gente sofre na pela é que fica a lição aprendida, os avisos estão ai na blogosfera, livros, jornais, etc, mas só aprendemos com nosso erros mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É raro encontrar alguém que não tenha tomado em algum momento algum fumo na bolsa, rs. Principalmente quando se é iniciante.
      Abraços

      Excluir
  15. Excelente postagem ADP, vou tomar como aprendizado pra mim.
    Meu mico pessoal esse ano foi com a OIBR4. Alguém acha que ela pode estar indo pelo mesmo tipo de mau caminho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou longe também de OIBR. Esta empresa é cheio de rolo.
      Aquela operação que ela estava fazendo de pegar dinheiro emprestado para pagar dividendos é motivo mais do que suficiente para eu nem precisar olhar os balanços patrimoniais da empresa. Tô fora.
      Abraços

      Excluir
  16. Eu de vez em quando tenho uns lapsos de querer investir em mico, apostando na esperança.
    Uns casos desses são bons pra lembrar de nunca fazer isso.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Uma coisa que não consigo entender que talvez alguém aqui possa me explicar, vi uma matéria que dizia que o Mark Zuckerberg possui atualmente o controle de 68% do Facebook, e no mesmo dia vi outra dizendo que o Facebook estava valendo 200 bilhões, e que ele tinha passado a fortuna dos donos do Google com uma fortuna estimada de 32 bilhões, porém no meu leigo entendimento se a empresa vale 200bi e ele tem 68% dela a fortuna dele não seria de 136 bilhões?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a matéria falava de 200 bilhões de REAIS, explicaria muita coisa.
      Abraços

      Excluir
  18. Não são dólares mesmo, não achei a reportagem agora porem basta essa http://exame.abril.com.br/mercados/noticias/zuckerberg-vai-vender-us-2-3-bi-em-acoes-do-facebook quando no momento ele caiu para um controle de 56% sendo que em dezembro época da reportagem o valor do facebook já superava em muito os 100 bilhões, e a fortuna dele na época era de 20 e poucos bilhões sendo que hoje que a empresa está avaliada em 200 bilhões ele atingiu a maior cotação de sua fortuna até hoje em 33,4 bilhões. http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,mark-zuckerberg-ultrapassa-fortuna-dos-fundadores-do-google,1535119

    ResponderExcluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.