terça-feira, 30 de setembro de 2014

Fechamento do mês - Setembro de 2014

Um mês tenso para o investidor em ações. Assim como no mês passado, a bolsa oscilou forte, mas em sentido contrário. Empresas tradicionais como Banco do Brasil, Petrobras, Bradesco e Cemig despencaram. Segundo alguns entendidos, a forte oscilação é devido a tensão pré-eleitoral.
Sobre o índice Ibovespa, o destaque positivo do mês foram OIBR4, FIBR3 e EMBR3, com subidas respectivas de 20,00%, 15,29% e 10,73%. No campo negativo estão BBAS3, PDGR3 e RSID3, com -27,03%, -26,17% e -23,94%.



Vamos aos números:
Seção Fundos Imobiliários - FII
Esta seção mostra detalhes dos FII que compõem a carteira.
A tabela abaixo contém uma visão geral dos FII, mostrando o seu código, o preço médio de aquisição, o preço de fechamento do mês atual, os aluguéis históricos por cota e a valorização atual, que é o cálculo levando em consideração o preço médio, preço de fechamento e aluguéis.


Aluguéis recebidos:


Conclusão da seção Fundos Imobiliários
Neste mês, a carteira de FII obteve uma rentabilidade de 0,31%, acumulando 2,49% no ano.

Seção de ações
Esta seção mostra detalhes das ações que compõem a carteira.
A tabela abaixo contém uma visão geral das ações, mostrando o seu código, o preço médio de aquisição, o preço de fechamento do mês atual, os dividendos históricos por ação e a valorização atual, que é o cálculo levando em consideração o preço médio, preço de fechamento e dividendos.

Liquidei minha posição em CMIG4. Estou de olho em uma nova empresa para minha carteira e decidi diminuir um pouco minha posição no setor elétrico. Confesso que também fui influenciado pelas declarações intervencionistas do provável futuro governador de Minas. Entretanto, não liquidei minha posição na empresa, apenas retornei a minha posição original, que consiste em ter ações ordinárias da empresa.
Uma posição que provavelmente venderei serão as ações da Eternit. A empresa ainda segue seu rumo de distribuição de dividendos e aos poucos diversifica seu portfolio, mas encontrei uma empresa que acredito ser uma alternativa melhor.

Dividendos recebidos:

Abaixo a valorização de cada ação no mês.

Na ponta oposta do mês passado, destaque surpreendentemente negativo para BBAS3. Mesmo assim, no ano ela ainda não está tão mal.



Abaixo está a tabela de remanejamento de ações, contendo a porcentagem atual e a porcentagem pretendida.

Conclusão da seção de ações
Neste mês, a carteira de ações obteve uma rentabilidade de -10,28%, acumulando 1,24% no ano. Enquanto isso o Ibovespa obteve rentabilidade de -11,7% no mês, acumulando 5,06% no ano.

Abaixo um gráfico comparando o desempenho da carteira de ações com o Ibovespa, o CDI e o ISE desde seu ponto inicial no final de dezembro de 2010.


Resultado Consolidado
Esta seção reúne o FII e as ações, fazendo uma consolidação dos resultados.

Carteira de investimentos com valorização de -8,59% no mês e 1,7% no ano.


Frase para reflexão:
"O óbvio nunca movimenta o mercado e a surpresa quase sempre o faz." Ken Fisher

Seguindo com disciplina e determinação!

Mantendo a tradição dos colegas que curtem uma música:

Veja também

De nenhuma forma esta postagem destina-se a explanar recomendações ou dicas de compra, venda ou manutenção de qualquer um dos ativos listados. Lembre-se que esta postagem foi feita por uma pessoa comum, assim como você. A responsabilidade pelo resultado de seus investimentos é exclusivamente sua. Então estude, dedique-se e tire suas próprias conclusões. Com certeza você tem capacidade para isso.

54 comentários:

  1. Batendo o IBOV é um excelente resultado...tanto pra + OU -...

    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  2. AdP,

    Esse mês não tem como parabenizar ninguém que investiu em ações esse mês, todos os resultados estão vindo horríveis, mas bola pra frente que meses melhores virão.

    Não concordo muito com sua saída de parte de CMIG e possível saída de ETER, considero 2 empresas boas. Mesmo que a CMIG seja prejudicada no futuro, acredito que ainda seja cedo para tomar qualquer atitude. Com relação às outras empresas que você quer entrar, quais seriam? Fiquei curioso.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Esse mês não tem como parabenizar ninguém que investiu em ações esse mês"
      Com todo respeito, frase totalmente sem sentido Requebra. Você está com visão de curtíssimo prazo. Se alguém não merece parabéns é aquele que recebeu o salário do mês e torrou tudo com bobagens, quem poupou e direcionou parte para renda fixa e parte para renda varável em papéis não cíclicos como ABEV, CIEL e UGPA fez a coisa certa e está de parabéns!!!!

      Tb concordo que tem muita gente com medinho do Pimentel. rs

      Excluir
    2. Olá Pobre,
      Pois é, eu já esperava comentários deste tipo. Mas vendi apenas minha posição em ações preferenciais, fruto da bonificação que houve no final do ano passado. A posição diminuída é muito pequena. Além disso, eu já estava querendo diminuir minha posição no setor elétrico. Estava pensando até em desfazer de TBLE3.
      Sobre a Eternit, não adianta, se estou querendo adicionar mais uma empresa, e não quero aumentar minha variedade de ações, terei que cortar uma. Eternit foi a escolhida. Os dividendos são até legais, mas não passa disso. A empresa está operacionalmente de lado há anos. Os últimos resultados foram fracos. A nova fábrica, que estava prevista para funcionar em janeiro deste ano, deu problemas. Houve esta ridícula proposta de desdobramento de ações, irrelevante para o acionista e sem sentido para uma ação de 8 reais. Tem coisa melhor por aí. Comecei a enxergar a empresa como uma âncora em minha carteira e por isso foi a escolhida.
      A outra empresa que estou de olho vai ficar no mistério mesmo, kkkkkk. Ainda estou estudando também, então ha a possibilidade de eu anunciar aqui mas abrir posição em outra. Então prefiro nem comentar.

      Uo,
      Pois é, os papéis não cíclicos se deram melhor neste mês.
      Sobre o medinho do Pimentel, acredito que o mercado exagerou muito, mas acho que esta situação não pode ser subestimada.

      Abraços

      Excluir
    3. Uó,

      Foi só forma de falar mesmo. É normal ter altos e baixos, não quis ser levado tão a sério assim. No longo prazo esse mês não vai ser nada, eu concordo. De qualquer forma, obrigado pelo comentário, eu só tava querendo dizer que não dava pra parabenizar pela rentabilidade.

      Abraço!

      Excluir
  3. Estou adorando estas notícias em torno da CEMIG, se ela chegar na casa dos 13 vou nadar de braçada. Teve debate aqui ontem, Pimentel é bem superior em termos de desempenho eleitoral frente aos outros candidatos, acho que leva em primeiro turno.
    ETER tá foda mesmo, não vou vender as que já comprei mas já não compro mais, na verdade devo ficar anos sem comprar qq coisa ligada ao setor de construção, o bonde já passou faz tempo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não estou adorando, não. Não gosto quando o maior acionista diz que a empresa está muito voltada ao mercado e que isso tem que mudar. Mantive minhas ações ordinárias e vou esperar para ver.
      Sobre o bonde ter passado, lembro-me de ter lido no livro de Ken Fisher ele comentando que é normal um setor brilhar cerca de uns 5 anos. O setor de construção teve seu brilho, o bancário também, agora é o educacional, que refiro ficar de fora. Estarei esperando o brilho atingir o setor de alimentos, rs.
      Abraços

      Excluir
    2. Pessoal,

      Não precisa ter bola de cristal para saber o que vai acontecer. É só olhar para a Petrobras. É uma pena, porque a Cemig é uma baita empresa e será completamente destruída pelos bandidos do PT.

      Abraços!

      Excluir
    3. Eu concordo que notícias sobre mudanças na gestão são as mais preocupantes, mas eu aguardaria para ver o que ele efetivamente vai fazer. Considerando o nível dos nossos políticos, não é nada difícil de isso ser apenas palavras vazias para angariar simpatia da classe pobre.

      Excluir
    4. "Não gosto quando o maior acionista diz que a empresa está muito voltada ao mercado e que isso tem que mudar"
      Mesmo que mude será por um ou dois mandatos no máximo. Tempo para comprar muito papel a preço descontado. Como já dizia o bom velhinho, nada melhor que uma boa empresa em um cenário ruim.

      Excluir
    5. E o que são alguns mandatos em um horizonte de anos de investimento? Para quem gosta de dividendos é uma ótima opção. Mas se a empresa ficar realmente ruim aí pensamos no que fazer, mas no momento só vejo amadores com medinho mesmo.

      Excluir
  4. bom dia! todos com medo do Pimentel inclusive eu... rssss. Mas vou continuar com minhas CMIGs, se nós ficarmos girando patrimônio por causa de políticos estamos ferrados. Fico com empresa até o dia que ela parar de dar lucros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também decidi ficar com as minhas. Considero a empresa boa e um interessante caso de valor.
      Abraços

      Excluir
  5. Que mês de bruxas cara! A maioria da galera no vermelho, ainda que muitos no positivo anual e os mais recentes, positivos no histórico. Estamos entrando em outro período de 4 anos de compras, concorda? Deixa te perguntar, há algo de errado na tabela de acompanhamento de rendimento mensal? baixei uma ontem pra refazer a minha do 0 e achei meio "atrapalhado" os informes de rendimentos mais, recentes, a partir de agosto do ano 2. Uma sugestão que tenho é incluir de alguma forma os proventos na tabela. abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Doutor, os proventos são incluídos sim. Se você comprar ações, deixar parado na corretora ou fazer uma retirada, este valor será refletido na carteira.
      Abraços

      Excluir
  6. Belo resultado AdP !! Eternit vou segurar, vamos ver no que vai dar... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu decidi me desfazer destes papéis. Foi bom enquanto durou, rs.
      Abraços

      Excluir
  7. Se nós não mudássemos a rota da carteira de vez em quando, que graça teríamos em administrá-la? rs

    Te desejo sorte na escolha do seu próximo ativo!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito improvável que um investidor consiga uma carteira 100% boa de primeira. Eu monitoro minhas empresas e as empresas que não fazem parte de minha carteira. Se eu vejo uma oportunidade que julgo ser melhor eu faço a troca.
      Obrigado pelo apoio e abraços.

      Excluir
  8. Só uma dúvida. Os valores divulgados" Carteira de investimentos com valorização de -8,59% no mês e 1,7% no ano" e a figura de evolução da carteira é levando em conta o aporte + rentabilidade do mês , certo?
    Antes quando tu mencionava os valores tu explicitava.. por isso agora fiquei na dúvida!
    Abraçoss!

    ResponderExcluir
  9. Que blog bonito! Esta combinação de mais vermelho e menos azul foi proposital? kkkk
    Brincadeiras hen!!
    Acompanho seu blog e ótimos posts!
    Tamu junto!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá II,
      Eu escolhi as cores quentes como estilo predominante no blog. Foi proposital, sim.
      Abraços

      Excluir
  10. ADP,

    Esse mês foi ruim mesmo! Contudo, nada que altere a nossa estratégia visando o longo prazo. Acho que sair da ETER3 é uma boa escolha. Eu fiz o mesmo que você. Qual é a empresa que vai ingressar no lugar dela?

    E porque você pensou em sair da TBLE3, que para mim é a melhor do setor elétrico, junto com a GETI3?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IL,
      Nossa estratégia está mantida.
      Sobre a ETER3, vou me desfazer sim. A empresa que colocarei no lugar comentarei depois. Ainda está em fase de análise. Ela faz parte de um setor que ainda não tenho.
      Pensei em sair da TBLE para diminuir minha exposição no setor elétrico. Já tenho a Alupar e estou muito satisfeito com ela.
      Abraços

      Excluir
    2. ADP,

      Abre o jogo aí, rs.

      Abraços!

      Excluir
  11. Fala, AdP! Depois da calmaria veio a tempestade, né? kkkkkk

    Vai abandonar ETER3?! Algum motivo em específico com ela?

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dimarcinho,
      Sim, vou deixar a empresa. Seus lucros estão caindo aos poucos. Margem caindo. Dívida aumentando. Estão inventando muitas desculpas nos relatórios. E teve este irrelevante desdobramento. Parece falta do que fazer.
      Sei que é uma empresa voltada para os dividendos, mas quero que pelo menos os lucros sejam mantidos, ou pelo menos subam um pouquinho.
      Além disso, dentro da minha estratégia, a empresa estava destoando de minha carteira, voltada preferencialmente para empresas com potencial de crescimento e margens altas. Eu antinha a empresa principalmente por causa dos dividendos, mas a empresa não tem nada mais a oferecer além disso.
      Abraços

      Excluir
    2. O AdP está seguindo exatamente o que o Bastter fala que é:
      "Você deve ser sócio enquanto a empresa é boa."
      Ao meu ver, esta estória do desdobramento foi a gota dágua.
      Realmente aos poucos risco intrísico do papel aliada a performance histórico me fazem crer na mesma estratégia: não vale a pena tanto risco na situação atual.

      Excluir
    3. Eu não estou seguindo o Bastter, estou seguindo o que aprendi nos meus estudos e com minha curta experiência na bolsa. Alguns autores que recomendo a leitura são Ben Grahan, Peter Lynch, Ken Fisher e seu pai Philip Fisher. Cada um apresenta uma abordagem, mas em essência todos recomendam que o investidor precisa monitorar seus investimentos.
      Abraços

      Excluir
    4. Ok, você pode achar que não segue por não conhecer a filosofia dele, mas que sua decisão está alinhada ao que ele ensina, a isto está sim ! rs

      Excluir
    5. Poney, a filosofia do Bastter, na essência, é a filosofia dos autores citados pelo ADP.

      Excluir
    6. Acredito q a filósofia do ADP é como ele disse do jeito que ele juntou tudo e aprendeu, se fosse seguir a filosofia Bastter nao gira patrimonio, no meu ponto de vista ainda nao é o caso de se desfazer das eternit. Pra mim ainda é boa... logico q cada um sabe onde é o seu limite. Otimo blog parabens.

      Excluir
  12. Olá AdP, faz pouco tempo que acompanho o seu blog, mas já motivou a tomar uma postura diferenciada sobre o gerenciamento da carteira. Antes de conhecer o seu blog, encontrei uma planilha em outro blog (http://planilhadeacoes.blogspot.com/), a qual utilizo para o meu controle, se um dia puder avaliar os prós e contras dessa planilha, seria de grande valia. Esperei o fechamento do mês para comentar nessa postagem, o pessoal que aqui sempre comenta já deve saber mais do seu procedimento, mas ainda pra mim restam algumas dúvidas. Após as suas análises e tomadas de decisão sobre a composição da sua carteira, como voce opera? define os preços-alvos ou compra na primeira oportunidade? Pergunto isso pq nem sempre no dia que recebo os vencimentos acaba sendo o melhor dia para comprar (ao menos, no meu julgamento), aí fico com os valores no aporte mensal "parados" na conta... a minha dúvida é se você ou os colegas blogueiros tentam fazer "bons negócios" no momento do aporte, caso afirmativo, se se utilizam de algum investimento de curtíssimo prazo para não deixar o aporte totalmente sem rendimento... estou avaliando utilizar a LCA do Banco do Brasil nesse sentido, mas não sei se essa abordagem é válida ou não...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gigolô, seja bem vindo ao blog.
      Sobre a planilha, infelizmente estou com o tempo muito curto para dar uma opinião. Para você ter uma ideia, está difícil até eu responder as perguntas que mandam para meu email. Vou ficar devendo essa.
      Sobre a compra, eu não tenho um preço alvo de entrada ou saída. Citando como exemplo a MDIA3, hoje ela está custando 97 reais. Se eu analisar que o preço está bom, eu compro ela estando a 97, 95 ou 100 reais. Não tenho muita neurose nisso. Isso não quer dizer que eu pago o que for pela ação. Apenas considero que pequenas diferenças de preço farão pequenas diferenças lá na frente. Devido a isso, normalmente minha conta da corretora tem pouco valor monetário, sendo o motivo de eu não utilizar alternativas de investimento de curto prazo.
      Isso não quer dizer que sua estratégia não é válida. O que eu disse está de acordo com o meu perfil. Você pode tentar fazer o que está planejando. O tempo dirá para você se o esforço gasto nisso fará ou não fará diferença no seu investimento.
      Abraços

      Excluir
    2. Gigolô, existem simulados comprovando isto que o AdP falou.
      Pequenas diferenças de preço geram pequenas diferenças lá na frente, nada com o que se preocupar. O preço de compra é importante e deve ser analisado sobre a ótica da situação atual da empresa.

      - Ela está se deteriorando ? Então talvez seja bom esperar para comprar mais embaixo.
      - A empresa está normal, nada de novo ? Então tanto faz o preço que você vai comprar.

      Excluir
  13. Valeu AdP, pensando no que escreveu, acho que eu ainda estou com uma postura muito de trader, preciso aprender a controlar a ansiedade no mercado de RV e pensar ainda mais no longo prazo. Espero em breve compartilhar os dados da minha carteira para poder discutir melhor com os colegas.

    ResponderExcluir
  14. Na minha humilde opinião seu Blog era muito bom, mas perdeu totalmente a atratividade ao suprimir dados financeiros exatos. Honestamente, você acha mesmo que há tantos interessados em "rastrear" suas operações para tentar "desvendá-lo"?
    Opino, novamente - com todo o respeito - que tal alteração piorou seu Blog.
    '
    Agora, infelizmente, ao criar um método "criativo demais" para calcular a valorização dos papeis, você mata o Blog. Se você que se enganar que os papeis se valorizaram (pesando, de forma errônea, o percentual de dividendos), ok. Mas ludibriar os leitores incautos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim sua decisão está perfeita AdP.
      Achei que você iria suprimir as informações mas vejo que encontrou um meio termo entre suprimir totalmente e também não mostrar tudo.
      Este aí que reclama já é um velho conhecido nosso, então não dou fé que a reclamação é pertinente até porquê o faz com crítica por crítica e ainda na covardia da anonimidade, o acusa de agir contra seus leitores...tsc..tsc..tsc.
      Pra mim, gente assim vale menos que cocô de cabrito.

      Excluir
    2. Ele tem todo o direto de achar que o blog não está bom. O que tenho a argumentar é que meu blog está além de fechamentos do mês. Eu produzo conteúdo e gasto dezenas de horas para produzir postagens com informações o mais fidedignas possível. Só não quero estender o texto para não gastar dedo no teclado.
      Abraços

      Excluir
    3. Já que você não abre o jogo, vamos especular...rs.
      Sua próxima ação será do setor de Educação, setor que você não tem...diga que eu acertei.

      Excluir
    4. IB, faz todo o sentido. Mas se for, já perdeu um pouco da pernada de alta, afinal, o boom foi lá atrás. Mas o setor ainda está em crescimento, pode ser que ele vá por aí...rs

      Excluir
    5. Eu já não olhava valores mesmo, então por mim não faz nenhuma diferença.

      Excluir
    6. Acho que vou criar uma postagem sobre as modificações (já feitas) na carteira.
      Abraços

      Excluir
  15. Parabéns, mestre. Solavancos naturais, até inexpressivos, se considerarmos o objetivo máximo e o processo como um todo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande amigo, é sempre um prazer tê-lo por aqui.
      Solavancos são naturais, mas ultimamente está parecendo um terremoto, kkkkk. Fortes subidas e descidas mexem com nossas carteiras altamente expostas à renda variável.
      Abraços

      Excluir
  16. Tendência de alta também tem seus momentos de queda. Renda variável não sobe em linha reta. Eu não abandonaria o TD, nem que fosse só para colocar alguma coisa em LFTs. Esses títulos são um presente dos deuses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é verdade. Já abandonei o TD há alguns meses, mas não está descartada a hipótese de eu retornar a comprá-los. Há pessoas com bastante tempo de mercado (20 anos ou mais) praticantes do buy & hold que dizem que não devemos subestimar aquela recomendação do Ben Grahan de ter um equilíbrio entre renda fixa e variável. Nos momentos de forte baixa a renda fixa faz falta, podendo ser utilizada como uma fonte de compra de ações a preços mais em conta.

      Abraços

      Excluir
  17. Grande AP.

    Mt bon vê-lo na ativa e firme e forte. Acredito ter sido um dos primeiros a conversar e visitar, naquela antifa época do viver de renda, antes do milhão dele, bons tempos da Cielo a 60 e tantos...

    Acredito firmemente em suas análises, estou afastado da blogosfera, mas ano que vem quero voltar com tudo.

    Tamos juntos, sempre visitarei aqui.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, seja bem vindo de volta ao blog. Você parece ser das antigas, rs.
      Volte a acompanhar blogosfera. Vale a pena visitar pelo menos meia horinha por mês.
      Abraços e sucesso.

      Excluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.