sexta-feira, 1 de maio de 2015

Fechamento - Abril de 2015

Mal tivemos a divulgação do resultados referente a 2014 e já estamos em época da divulgação dos resultados do 1T15. Dentre as empresas que compõem minha carteira, Cielo apresentou um resultado bom, com crescimento de lucratividade (com ressalvas na queda da margem líquida e do já esperado aumento da dívida); M. Dias Branco apresentou um resultado ruim considerando o preço que se paga por ela (apesar da queda da dívida líquida e ganho de market share, o que mostra que mesmo vendendo menos, o ganho de share representa que os concorrentes se saíram piores ainda). Faço menções honrosas para a Grendene e BRF Foods, empresas que não estão em minha carteira e que apresentaram resultados interessantes.
No campo do índice Bovespa, as cotações que apresentaram as maiores valorizações do mês foram PETR3 (48,75%), CSNA3 (48,62%) e PETR4 (34,12%). As maiores quedas foram de BRPR3 (-19,59%), TIMP3 (-9,3%) e GOAU4 (-8,97%). 

Caso queira escutar uma música durante a leitura da postagem:


Vamos aos números:
Seção Fundos Imobiliários - FII
Esta seção mostra detalhes dos FII que compõem a carteira.
A tabela abaixo contém uma visão geral dos FII, mostrando o seu código, o preço médio de aquisição, o preço de fechamento do mês atual, os aluguéis históricos por cota e a valorização atual, que é o cálculo levando em consideração o preço médio, preço de fechamento e aluguéis históricos recebidos.

Aluguéis recebidos:

Conclusão da seção Fundos Imobiliários
Neste mês, a carteira de FII obteve uma rentabilidade de 4,12%, acumulando 7,9% no ano.

Seção de ações
Esta seção mostra detalhes das ações que compõem a carteira.
A tabela abaixo contém uma visão geral das ações, mostrando o seu código, o preço médio de aquisição, o preço de fechamento do mês atual, os dividendos históricos por ação e a valorização atual, que é o cálculo levando em consideração o preço médio, preço de fechamento e dividendos.

Dividendos recebidos:

Compras realizados no mês:


Abaixo a valorização de cada ação no mês.

Destaque para PRBC4, que resolveu disparar no mês, e para o BBAS3, com seu típico movimento até próximo a casa dos 27 reais.





Abaixo está a tabela de remanejamento de ações, contendo a porcentagem atual e a porcentagem pretendida.



Conclusão da seção de ações
Neste mês, a carteira de ações obteve uma rentabilidade de 6,33%, acumulando 6,97% no ano. Enquanto isso o Ibovespa obteve rentabilidade de 9,93% no mês, acumulando 12,44% no ano.

Abaixo um gráfico comparando o desempenho da carteira de ações com o Ibovespa, o CDI e o ISE desde seu ponto inicial no final de dezembro de 2010.

Resultado Consolidado
Esta seção reúne o FII e as ações, fazendo uma consolidação dos resultados.

Carteira de investimentos com valorização 5,90% no mês, acumulando 7,15% no ano.

Frase para reflexão:
"O dinheiro não traz felicidade. Agora eu tenho 50 milhões mas sou tão feliz como quando eu tinha 48 milhões." Arnold Schwarzenegger

Seguindo com disciplina e determinação!

Veja também


De nenhuma forma esta postagem destina-se a explanar recomendações ou dicas de compra, venda ou manutenção de qualquer um dos ativos listados. Lembre-se que esta postagem foi feita por uma pessoa comum, assim como você. A responsabilidade pelo resultado de seus investimentos é exclusivamente sua. Então estude, dedique-se e tire suas próprias conclusões. Com certeza você tem capacidade para isso.

57 comentários:

  1. Belo resultado, AdP.

    Num país com taxas de juros tão altas, ultrapassar o CDI no médio prazo é motivo para comemoração.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ultrapassar o CDI não é mole não, rs. A luta está difícil.
      Abraços

      Excluir
  2. Parabens pelo forte desempenho.
    Esse mês consegui fechar a frente do CDI no ano de 2015.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi lá o seu fechamento e você mandou muito bem no mês. Parabéns.
      Abraços

      Excluir
  3. Parabéns pelo resultado Adp. Depois dê uma passada no meu blog e se possível coloque ele na sua lista de blogs. Abraços

    www.mrdividendos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mr Dividendos, obrigado pelo apoio.
      Espero que entenda. Como a evasão dos blogos novos é muito alta, eu só adiciono blogs com pelo menos 6 meses de vida que tenha pelo menos uma postagem por mês.
      Abraços

      Excluir
    2. Claro que entendo Adp. Quando quiser é só dá uma conferida lá no blog. abraços

      Excluir
  4. Parabéns pelo resultado, AdP. Estávamos precisando de um mês assim para, enfim, comemorar!

    Continue o bom trabalho e vamos que vamos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mercado estava muito baixista, rs. O negócio é que ele está neste sanfona há mais de 6 anos. Não define se sobe ou se cai de vez.
      Abraços

      Excluir
  5. considerando que Alupar distribui 1,20 (descontando do preço) seu desempenho seria bem melhor. Minha carteira tem apenas RF e algumas ALUP11

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carteira conservadora, mesmo com a adição da Alupar. Pretende aumenta o leque?
      Abraços

      Excluir
    2. Precisarei gastar uma parte em agosto, e em dezembro pretendo fazer um grande aporte anual numa PGBL (para dedução fiscal)

      Excluir
    3. Antes de fazer um grande aporte em qualquer coisa, primeiro estude muito. PGBL, por exemplo, não dá direito a dedução fiscal. Se assim fosse, ninguém pagaria IR nesse país. O que acontece é um mero diferimento do IR. E se resolver/precisar resgatar o fundo, a base de cálculo do imposto é o valor bruto resgatado (principal mais rendimentos). É um péssimo negócio em todos os sentidos.

      Excluir
    4. Troll, não é exatamente um péssimo negócio não.

      Você está certo que é um diferimento fiscal, mas se encontrar uma previdência com uma boa taxa de administração, pode ser vantagem não pagar 27,5% agora para pagar 10% (na opção exclusiva) daqui a 10 anos.

      Além disso, o fato de não ter come-cotas, no longo prazo oferece vantagens financeiras também.

      O maior problema é a taxa e administração mesmo, o resto é fazer contas e pode ser bom, dependendo de caso para caso.

      Já o VGBL não oferece vantagem nenhuma

      Abraços

      Excluir
    5. EI, não sei de onde você retirou os 27.5%. Lembrando que a tributação do PGBL incide sobre os ganhos BRUTOS! Ou seja, como o principal também é atingido, isso significa uma alíquota efetiva sobre os rendimentos bem maior que os 10% que você citou.

      Por fim, se o PGBL fosse bom, certamente não seria tão amplamente divulgado e incentivado pelos bancos. É manadice pura.

      Excluir
    6. Troll, não estou dizendo que é o melhor investimento do mundo, mas não chega a ser péssimo em todos os sentidos.

      Os 27,5% eu tirei do imposto que deixei de pagar sobre a parte que foi para a previdência (até 12% da renda) e por fazer a declaração completa.

      Vamos a um exemplo:

      Renda anual 100.000

      No ano eu aportei 12.000 na previdência. Estes 12.000 são deduzidos da renda total tributável, portanto a renda tributável passa a ser 88.000. Os 27,5% saíram daí, pois eu pagaria 27,5% sobre 100.000 a agora pago somente sobre 88.000. Simplificando a conta, ao invés de pagar 27.500 de imposto eu pago 24.200 (portanto um ganho de 3.300 de diferimento fiscal no ano).

      Aí estes 12.000 ficam na previdência por 10 anos, rendendo RF e pagando taxa de administração (cuidado com o tipo de fundo e a taxa de adm). Vamos supor que ao final de 10 anos a rentabilidade foi de 100%, portanto o saldo final é 24.000. Se você optou pela tributação exclusiva regressiva, vai pagar 10% sobre o total, portanto 2.400 e sair com 21.600 em dinheiro da época.

      Se você não tivesse colocado a grana na previdência, você teria pago o imposto sobre tudo hoje, portanto sobraria, ao invés de 12.000, um total de 8.700 para ser investido hoje.

      A chave é fazer a conta sobre alguns pontos:

      1) A diferença de imposto pode ser compensada pelo menor montante inicial, considerando que você poderá colocar o dinheiro em ativos com maior rentabilidade e com menor custo (taxa de administração)?

      2) A diferença na rentabilidade pode compensar o "roubo" proporcionado pelo come-cotas?

      3) Liquidez: eu poderei deixar o dinheiro parado para me beneficiar dos 10% de aliquota?

      Como eu disse, é fazer a conta. Sinceramente não acho que a diferença seja tão grande assim para um lado ou para outro.

      Além de tudo isso, eu por exemplo faço um negócio diferente. Eu tenho uma previdência patrocinada pela empresa (aqui nem se discute as vantagens). Mas em dezembro eu calculo o montante restante para completar os 12% da renda e aporto na previdência dos filhos, considerando alguns fatores, em caso de morte, este dinheiro não entra no inventário. Além disso, como demonstrado acima, eu recupero o imposto que pagaria agora e deixo a conta do imposto (10% da tabela regressiva) para meus filhos quando eles resgatarem o plano para pagar a faculdade.

      Abraços

      Excluir
    7. EI, o PGBL pode ter lá sua serventia para planejamento sucessório. Mas para patrimônios realmente grandes, há soluções muito melhores, como transferir os bens para uma holding, algo que não é complicado como muitos imaginam.

      Não é necessário fazer conta. O dinheiro do PGBL é investido em títulos públicos e privados, como debêntures das empresas. Por que alguém pagaria taxas de administração e carregamento para o banco investir em algo que ela mesma pode investir diretamente, inclusive com taxa zero? Por que pagar caro para contratar um intermediário do intermediário?

      Está cheio de gráficos na internet mostrando o estrago que taxas de administração e de carregamento fazem a longo prazo. Então não é que o PGBL seja um produto meio bom. Ele é ruim mesmo e temos que fugir dele!

      Mas eu compreendo que você, como acionista do Itaú, venha aqui defender o PGBL. Mais pessoas fazendo negócios ruins significa mais lucros para os bancos. Sou acionista do Bradesco, então viva à sardinhada! kkkk!

      Excluir
    8. Como eu disse, não é o melhor investimento do mundo, mas dependendo do caso pode ter sua serventia.

      Excluir
    9. Calma ae senhores, o Pgbl sera sobre apenas 12% dos meus rendimentos e sera numa boa seguradora com tx adm 1%, com o principal objetivo o diferimento fiscal. No meu caso rende mais que tesouro direto (justamente por trabalhar com o dinheiro q iria pro imposto)

      Excluir
  6. Não sou sócio da MDIA mas acho uma excelente empresa! Persevere nela! Sua carteira está muita boa! Parabéns!

    Um abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ela é. Sou sócio há 3 anos e não tenho a menor intenção de me desfazer dela, pelo menos por enquanto.
      Abraços

      Excluir
  7. Olá ADP,

    Parabéns pelo desempenho em abril. Algum motivo especial para essa disparada do PRBC4?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Houve um comunicado da empresa durante este mês e confesso que ainda estou por fora. Nem sei se ele é o motivo.
      Abraços

      Excluir
  8. AdP, parabéns pelo retorno à "parte de cima do CDI". Excelente rentabilidade mensal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Doutor, pelo apoio. A rentabilidade mensal foi boa mas encontramos rentabilidades muito melhores pelo blogosfera.
      Abraços

      Excluir
  9. Parabéns pelo rendimento e pelo bom gosto musical. Adoro as bandas dos anos 80.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beto,
      Por aqui teremos de (quase) tudo em termos musical, seja nacional ou internacional, rs.
      Abraços

      Excluir
  10. Belo resultado, AdP. Mais que superar o CDI, o que me chama atenção é seu destaque do Ibovespa. Deixe-me perguntar: O valor da sua cota está próximo dos 1,59? Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Oi AdP!
    Interessante você não colocar os valores das carteiras.
    Fiquei pensativo sobre isto, porque não é a minha ideia, apesar de que só tenho uns R$ 1.000,00 na carteira. kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai de você. Eu antes colocava até atingir a marca de 100k. Dese então decidir ocultar os valores. Mas a questão de ocultá-los não é temendo algum atentado a minha pessoa. Mas sim apnas por questões pessoais e por achar pouco relevante.
      no começo do blog eu comecei com 12k e cheguei a 100k em cerca de 3 anos, fazendo aportes de cerca na casa dos 1-2k. Apesar de não ser nenhuma fortuna, isso mostra que com persistência podemos alcançar valores maiores mesmo com aportes não gigantescos.
      Outro motivo de ocultar valores é que algum dia talvez eu possa me revelar.
      Abraços

      Excluir
  12. ADP, muito consistente o resultado, como sempre.
    Parabéns!
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Parabéns AdP, belo resultado
    Sua carteira é muito equilibrada.
    Sempre em frente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, amigo. A carteira está muito mais equilibrado do que era há alguns anos atrás.
      Abraços

      Excluir
  14. Muito bom os seus resultados e organizado como sempre

    ResponderExcluir
  15. Foi difícil bater o Ibov esse mês, mas seu resultado foi ótimo mesmo assim. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi difícil mesmo com Petr e Vale subindo. Mas pelo menos saímos no positivo.
      Abraços

      Excluir
  16. Olá, AdP, parabéns pelo seu ótimo blog!

    Gostaria que você, por favor, me ajudasse com as seguintes questões:

    Eu fiz uma reserva de emergência de 6 x a minha renda mensal. Pretendo colocar 50% desse montante na poupança e 50% no Tesouro Direto. Estou com dúvida sobre qual título escolher. A LFT seria um boa? Se eu optar por ela e precisar resgatar o dinheiro no caso de uma emergência antes do prazo de vencimento eu terei alguma perda do valor investido? Se a SELIC diminuir o meu rendimento com a LFT cai também?

    Como no momento a LFT rende bem mas que a poupança, às vezes penso em destinar uma parte maior para o Tesouro Direto. Mas fico receoso ao pensar que se precisar do dinheiro terei que esperar às quartas-feiras para sacá-lo.

    A reserva de emergência entra na apuração da rentabilidade da carteira?

    Agora, uma curiosidade: você pode me dizer em quanto % de dividendos sua carteira foi remunerada em 2014?

    Obrigado pelo atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este aqui é um bom post...

      http://www.valoresreais.com/2015/02/23/o-que-rende-mais-uma-lca-a-84-do-cdi-uma-lft-com-taxa-zero-de-custodia-um-cdb-a-100-do-di-ou-um-fundo-di-com-05-a-a-de-taxa-de-administracao/

      No cálculo da minha rentabilidade entra tudo, inclusive a reserva de emergência.

      Excluir
    2. Olá Alex,
      Eu no seu caso deixaria toda a minha reserva de segurança no Tesouro Direto (LFT ou Tesouro Selic), já que a partir de agora a liquidez dos títulos é diária, se a Selic diminuir o seu rendimento diminui também, mas você nunca chega a perder dinheiro.

      www.nzofinancas.blogspot.com.br

      Excluir
    3. Olá anon,
      O pessoal aí já deu a dica. Se você quer colocar em Tesouro Direto e não quer sofrer as variações diárias, é Tesouro Selic na veia. Como a liquidez do TD agora é diária, talvez seja o caso você aumentar esta proporção para uns 80% TD e 20% poupança.
      Abraços

      Excluir
    4. Obrigado pelos comentários Uorrem, Nzo e AdP.
      Não sabia que liquidez do TD agora é diária.
      Existe alguma possibilidade de a LFT render menos que poupança?
      Abraço!




      Excluir
    5. Olá Alex,
      Na nossa atual situação de juros 13,25%, a LFT nunca vai perder da poupança (mesmo que deixe aplicado pelo menos 1 mês), para isso acontecer sua corretora teria que cobrar mais de 3,4% de taxa de administração, sendo que a maior taxa de administração cobrada é de 2%. Portanto, vá de LFT sem pestanejar.

      www.nzofinancas.blogspot.com.br

      Excluir
  17. Talvez chegamos a um importante ponto de inflexão. Explico, e que ao que parece estamos chegando no final do ciclo de aperto monetário. Os índices inflacionários parecem que vão começar a ceder daqui pra frente. A curva de juros futuros já precifica isso. Com isso a estratégia de investimento tem que ser reavaliada. Talvez tenha-se chegado a hora de voltar a RV e aos títulos do tesouro de LP.
    A única coisa que me arrependi esse mês foi ter vendido minhas PSSA com lucro de 30% em dois meses pois embora o lucro tenha sido excelente o papel e muito bom e meu percentual em ações e muito pequeno, mas não resisti. Faz parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandman,
      É aquela velha questão que de vez em quando bato a tecla aqui. Não sou economista e para mim é difícil saber a hora mais apropriada para investir em RF ou RV. A economia está em frangalhos, é unânime que a inflação estourará a meta, estamos em crise política, dolar alto e com muitos outros problemas, mas mesmo assim a bolsa sobe, o que deixa alguns desconfiados. Vou manter minha estratégia de comprar ações de empresas que entendo ser bem administradas e lucrativas, diversificando com FII.
      Abraços

      Excluir
  18. Belo resultado AdP !! enfim um mês de tranquilidade para os investidores... rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um daqueles meses que não estamos acostumados, rs.
      Abraços

      Excluir
  19. AdP,

    Gostei do balanço da MDIA. Muitos balanços bons sendo divulgados. BBDC, CIEL, GRND, MDIA, WEGE..
    Também peguei um rendimento muito bom nos FIIs. O que será que aconteceu?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gostei não. Pelo preço que se paga, eu espero algo melhor. PSSA está, na minha opinião, mais barata e obteve um resultado fantástico. Mas não gostar não quer dizer que quero me desfazer dela.
      Não sei o que aconteceu com os FII. Por experiência própria, SELIC subindo costuma significar quedas nos FII.
      Abraços

      Excluir
  20. Ínclito AdP, a progressiva evolução reflete as sábias escolhas.

    Meus votos de êxito no mês que principia.

    Saudações cordiais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigao, nobre amigo, pelo apoio. Sigamos em frente na busca do constante aumento patrimonial.
      Abraços

      Excluir
  21. Boa evolução.

    Algum motivo especial para ter BB e Paraná Banco ao invés de Itaú?

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O BB é uma ação que quero me desfazer. Paraná uma empresa que gosto. Itaú é uma baita empresa, mas que por enquanto não está no meu radar.
      Abraços

      Excluir
  22. Parabéns AdP pelo resultado!
    Gostaria que você me tirasse uma dúvida: entre essas empresas (ETER, CCRO e CMIG) se você tivesse que escolher duas para permanecer no seu portfólio, quais delas seriam as eleitas?
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon,
      Eu, repito, EU, se fosse para escolher retirar uma, retiraria Eternit. Motivo: descrito na postagem http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2014/10/mudancas-na-carteira-trocando-eter3.html

      Lembrando que isto é o que EU faria. Isto não quer dizer que é o certo, que vai dar certo ou que alguém tenha que fazer isso. É apenas uma opinião.

      Abraços

      Excluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.