sexta-feira, 5 de junho de 2015

Fechamento - Maio de 2015

O mês de maio devolveu boa parte do retorno positivo que a bolsa vinha apresentando nos últimos meses, além de ser o mês em que as empresas apresentaram seus relatórios referentes ao primeiro trimestre do ano. Resumindo minhas impressões sobre o resultado das empresas que compõem minha carteira de ações, considerei como resultados bons os de Cielo, Eztec, Paraná Banco e Porto Seguro, regulares os de M. Dias Branco e Alupar e ruins os de Grazziotin e Banco do Brasil.

Caso queira escutar uma música durante a leitura da postagem:

Vamos aos números:

Seção Fundos Imobiliários - FII
Esta seção mostra detalhes dos FII que compõem a carteira.
A tabela abaixo contém uma visão geral dos FII, mostrando o seu código, o preço médio de aquisição, o preço de fechamento do mês atual, os aluguéis históricos por cota e a valorização atual, que é o cálculo levando em consideração o preço médio, preço de fechamento e aluguéis históricos recebidos.


Aluguéis recebidos:


Alocação da carteira:

Durante o mês participei da subscrição das cotas de FAED11, comprando cada uma por um preço de R$129,38.
Como podem observar, tenho um caixa relevante. Como não tenho tanta paciência para investigar e analisar FII da mesma forma que tenho ao investigar ações, gostaria que vocês me dessem algumas sugestões de estudos de FII, preferencialmente os de tijolo.
Na hora de fazer as contas, percebi que venho há um tempo desconsiderando o valor em caixa. Por isso, ao tentar consertar o erro, a rentabilidade ficou positivamente distorcida. Como não tenho o registro de caixa dos meses anteriores, não encontrei outro jeito a não ser o seguinte: terei que deixar de divulgar a rentabilidade dos FII deste ano. Pelo menos poderei divulgar a rentabilidade mensal a partir do mês que vem.

Seção de ações
Esta seção mostra detalhes das ações que compõem a carteira.
A tabela abaixo contém uma visão geral das ações, mostrando o seu código, o preço médio de aquisição, o preço de fechamento do mês atual, os dividendos históricos por ação e a valorização atual, que é o cálculo levando em consideração o preço médio, preço de fechamento e dividendos.

Dividendos recebidos:

Compras realizados no mês:

Conforme ocasionalmente aviso a vocês meu desejo de me desfazer das ações do Banco do Brasil (BBAS3), vendi algumas ações neste mês, reduzindo minha posição parcialmente.

Abaixo a valorização de cada ação no mês.




Abaixo está a tabela de remanejamento de ações, contendo a porcentagem atual e a porcentagem pretendida.



Conclusão da seção de ações
Neste mês, a carteira de ações obteve uma rentabilidade de -6,77%, acumulando -0,27% no ano. Enquanto isso o Ibovespa obteve rentabilidade de -6,17% no mês, acumulando 5,51% no ano.

Abaixo um gráfico comparando o desempenho da carteira de ações com o Ibovespa, o CDI e o ISE desde seu ponto inicial no final de dezembro de 2010.


Resultado Consolidado
Esta seção reúne o FII e as ações, fazendo uma consolidação dos resultados.

Carteira de investimentos com valorização -4,13% no mês, acumulando 2,66% no ano.


Frase para reflexão:
"Assim como Buffett, eu tinha uma paixão pela riqueza. Mas não para andar de Ferrari; eu queria mesmo a independência." Charlie Munger

Seguindo com disciplina e determinação!

Veja também


De nenhuma forma esta postagem destina-se a explanar recomendações ou dicas de compra, venda ou manutenção de qualquer um dos ativos listados. Lembre-se que esta postagem foi feita por uma pessoa comum, assim como você. A responsabilidade pelo resultado de seus investimentos é exclusivamente sua. Então estude, dedique-se e tire suas próprias conclusões. Com certeza você tem capacidade para isso.

27 comentários:

  1. ADP Vou dar alguns pitaco em sua carteira de "FII " Procure uma carteira defensiva observe o prospecto e balanços dos respectivos FII, infelizmente todo FII tem alguma questão grave é preciso analisar pros e contras e balancear sua carteira para minimizar risco e exposições demasiadamente relevante em algum FII problemático.
    Opinião pessoal: Você esta muito fraco em diversificação !!procure alguns FII de agências ou hospitais para balancear sua carteira.
    Em relação BRCR11 olho vivo na Administração da BTG até que a OPA seja realmente efetuada!!

    HGRE11 TOP não há o que falar!
    HGLG11 TOP o rendimento atual dele é 8,70 por cota, devido a venda de um galpão ele esta distribuindo um rendimento acima de sua captação com alugueis e vem sendo negociado acima do VP.
    Olhe vivo que no próximo meses, pois a cotação deste FII pode despencar,neste momento é uma ótima oportunidade de aumentar sua posição.
    Procure ampliar sua posição em FII de Shopping, o FII mais diversificado neste segmento é o HGBS11 da Griffo, porem ele vem sendo negociado abaixo de seu VP devido a exposição em um CRI problemático no shopping goiabeiras, toda questão é jurídica e pode acabar com um prejuízo de 11% sobre valor de mercado deste FII!! olho vivo se achar que esta o suficientemente descontado é bom dar uma avaliada.
    Acredito que mais 3 FII entre bancos, shoppings e hospitais podem dar uma equilibrada legal em sua carteira.
    Trabalhe no mínimo com 10 FII bem diversificados , algumas investidores tem maior exposição em FII possuindo até 25 FII em sua respectivas carteiras, para que tem exposição em outros ativos como ações e RF eu não acredito na viabilidade de gerenciar uma carteira com mais de 20.
    eu mesmo trabalho com um percentual de 10 até 15 pois acompanho de perto cada FII de minha carteira.
    Visite minha página e de uma olhada em minha carteira de FII abraço e tenha um bom final de semana.






    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MdD, obrigado pelas dicas. Vou comentar algumas partes:
      "...infelizmente todo FII tem alguma questão grave é preciso analisar pros e contras e balancear sua carteira para minimizar risco e exposições demasiadamente relevante em algum FII problemático."
      Infelizmente esta é a realidade. Todo FII tem o seu calcanhar de Aquiles. Aqueles que são multiempreendimentos (que eu acho que são os que possíveis problemqas teriam impacto menor) possuem yield menor. Não há almoço grátis.

      "Opinião pessoal: Você esta muito fraco em diversificação"
      Sim, é verdade. O motivo disso é que minha carteira possui um valor pequeno. Não queria ter uma grande diversificação de FII com uma carteira de baixo valor.

      "Em relação BRCR11 olho vivo na Administração da BTG"
      Ultimamente tenho visto que os FII da BTG possuem problemas maiores que o das outras administradoras, rs. Se eu for adicionar o FII provavelmente não será um relacionado a ela. Já basta os que tenho, rs.

      "HGLG11 ... esta distribuindo um rendimento acima de sua captação ... e vem sendo negociado acima do VP.
      Olhe vivo ... pois a cotação deste FII pode despencar..."
      Não sabia desta informação. Obrigado.

      "Procure ampliar sua posição em FII de Shopping, o FII mais diversificado neste segmento é o HGBS11"
      Vou dar uma estudada neste FII.

      "Trabalhe no mínimo com 10 FII bem diversificados"
      Meu objetivo é este, mas para isso minha carteira de FII precisa aumentar o valor.

      "Visite minha página e de uma olhada em minha carteira de FII"
      Visitarei sim.

      Abraços e bons investimentos.

      Excluir
  2. Adp assim como vc tb comecei a pouco tempo em FIIs. Estudei vários e escolhi 20. Se quiser dê uma olhada no meu blog e vê se te ajuda nos estudos para sua carteira. Abraços

    ResponderExcluir
  3. ADP

    No gráfico de comparativo, percebi que a sua rentabilidade praticamente sempre ganha do Ibovespa e também do CDI.
    Se olharmos que o gráfico representa um prazo relativamente longo, então você já merece um parabéns!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sempre, rs. Ela está em uma situação de amor e ódio com o CDI. A briga tá feia.
      Abraços

      Excluir
  4. ADP, se vc me permite opinar, tenho a impressão que sua carteira de fiis podetia ser mais diversificada.
    E desprezar os 3 maiores bancos brasileiros que lucram bilhões para ficar com um banco que lucra em média 30 milhões? Isso sim que é ser bagual!!!

    Grande abraço
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bagual,
      A carteira não está tão diversificada devido ao seu baixo valor. Aos poucos vou adicionando outros FII's.
      Eu "desprezo" os 3 grandes bancos devido ao meu perfil de preferencialmente investir em empresas de baixo valor de mercado. Tenho Banco do Brasil desde o início da carteira, quando ainda não tinha adotado este critério. Meu plano é aos poucos retirá-lo para que a carteira esteja mais adequado ao que eu quero.
      Abraços

      Excluir
  5. Também não entendi o critério para ter BBAS e PRBC e não ter Itaú.

    Em relação aos FIIs, comece com aqueles multi-imóveis e multi-inquilinos como HGRE, BRCR, KNRI, FFCI, HGLG. A chance de algum evento drástico neles é menor. Mesmo o rol do BTG no BRCR acredito que não irá afetar o rendimento, já que o dinheiro que ele possui em caixa é bastante grande.

    Abçs!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descrevi o motivo para o Bagual acima.
      Já tenho HGLG< HGRE e BRCR. Vou dar uma olhada neste outro.
      Abraços

      Excluir
  6. Carteira bem equilibrada. Minha carteira de apenas Alupar recuou no mês -5,17% (-2,61% consolidando RF) Estou de olho em Itaú, mas ainda tenho pouca grana (e não gosto de fracionar)
    Tb acompanho Vale, Hering, Grendene, Ezetec

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regra nº 1,
      Ela está bem mais equilibrada que a de alguns anos atrás. Itaú é um baita banco, mas está fora de meu radar.
      Abraços

      Excluir
  7. Sobre FIIs, recomendo olhar FLMA11, FFCI11 e EDFO11B

    ResponderExcluir
  8. Grande AdP,

    Como você disse, esse mês foi um pouco difícil para a renda variável, mas sei que você tem um plano e vai seguir forte nele. Afinal de contas, variação de curto prazo nada significa quando o nosso horizonte é de longo prazo.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estas quedas precisam ser encaradas com naturalidade. Faz parte do jogo.
      Abraços

      Excluir
  9. Possuo vinte FII e todo mês invisto em alguns deles. Tenho vários que são administrados pelo BTG pois a BTG passou a administrar os fundos da Brasilian Mortangages. Não vejo nada melhor que FII para lhe proporcionar fluxo de caixa mensal. Nos últimos dois meses eles deram uma valorizada então diminui meu apetite, mas no final do ano passado e inicio desse ano aportei fortemente neles. Meu preço médio caiu, meu dy aumentou e meu fluxo de caixa também. Mesmo com um CDI nas alturas vários FII conseguem render mais que o CDI, assim acho que o retorno compensa os riscos, e o maior risco, ao meu ver, esta na administração deles.
    Você saberia me dizer porque o balanço da Graziotin veio ruim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandman,
      O fluxo mensal proporcionado pelos FII's é interessante e psicologicamente reconfortante. Em alguns meses de altos gastos e tive que lançar mão da utilização deste fluxo, o que me salvou da venda de ativos.
      Só sei que as despesas com vendas aumentaram bastante. Não li no release os motivos pois costumo olhar apenas o balanço. Espero que não seja um fator recorrente.
      Abraços

      Excluir
  10. AdP está de olho na amiga da esposa, cuidado! Essas histórias não costumam acabar bem!
    Entendi porque esses mês, ao contrário da sua rotina, demorou para postar o fechamento do mês, estava com a atenção em outra coisa! Rssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso, rapaz. Assim você me coloca em uma situação complicada, rs. Apenas aprecio as músicas do cantor. Esta em especial foi muito bem construída.
      Abraços

      Excluir
  11. AdP, as cotas que você adquiriu na subscrição de FAED11B já constam em sua custódia? Eu também realizei a subscrição, porém, até agora, as cotas não aparecem no meu extrato de custódia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não aparecem ainda.
      Em contato com minha corretora a mesma informou "que a bolsa ainda não divulgou a data de crédito das ações". Paciência.
      Abraços

      Excluir
  12. Pq vc ainda pensa em aumentar a participação em GRAZ4? apesar do resultado
    Parabéns pela organização
    Abs, Ivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivo,
      Desejo aumentar posição pela empresa ter os mesmos atrativos da época que comprei. Este trimestre, apesar de ruim, não modificou minha opinião.
      Abraços

      Excluir
  13. AdP, primeiramente parabéns pelo blog, é um dos melhores locais para o pequeno investidor estudar e discutir sobre o mercado financeiro. Gostaria de lhe perguntar se sabe algum site, empresa, ferramenta, ou forma de obter o P/L histórico de ações individuais ou do Ibov como um todo. Não estou conseguindo essa informação. Obrigado pela ajuda e sucesso para você!

    ResponderExcluir
  14. Oi AdP!
    Amigo, estou preenchendo tua tabela e estranhei a rentabilidade anual que apareceu na minha movimentação da poupança, veja só: Eu saquei 2000, quando descontei esse exato valor do montante, ficando zerada a rentabilidade mensal, mas a anual deu um salto! Sabes me dizer o q ocorreu e se está errada? Agradeço antecipadamente. Abs, Pepe

    Abr R$ 2.325,00 R$ 2.325,00 2325 R$ 1,0000 0,00% 0,00% 0,00%
    Mai R$ 2.339,70 R$ 0,00 2325 R$ 1,0063 0,63% 0,63% 0,63%
    Jun R$ 209,70 -R$ 2.130,00 208,3824849 R$ 1,0063 0,00% 7,54% 7,54%

    ResponderExcluir
  15. pn é um ativo criado pelo majoritário só pra te ferrar

    B.

    ResponderExcluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.