domingo, 11 de outubro de 2015

Livro - TOP - Mercado de valores mobiliários brasileiro

Tratando-se da literatura sobre investimentos, podemos dividir seus livros em duas principais categorias: a categoria “por que investir?”, que contem livros como, por exemplo, do Gustavo Cerbasi; e a categoria “como investir”, com autores como Peter Lynch e Ben Graham. Mesmo assim, alguns livros escapam destas categorias. “TOP - Mercado de valores mobiliários brasileiro” se destina a ser um material de referência sobre o funcionamento do Mercado de Capitais, abrangendo a estrutura do Sistema Financeira Nacional, fundos de investimento, Governança Corporativa, bolsa de valores, derivativos, dentre muitos outros assuntos.

Esta obra foi desenvolvida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), especificamente pelo seu Comitê Consultivo de Educação, contando também com uma série de instituições envolvidas como ANBIMA, BM&F BOVESPA e APIMEC.

O livro é disponibilizado gratuitamente no Portal de Investidor e seu link pode ser acessado por AQUI.

O livro contém 376 páginas divididas em 12 capítulos, que tratam dos seguintes assuntos:
Capítulo 1
Explica a estrutura do Sistema Financeiro Nacional (SFN), os crimes contra o SFN e o papel da CVM.
Capítulo 2
Aborda os fundos e clubes de investimento, BDR’s, CRI, Poupança, CDB, LCI, Títulos públicos e os diversos títulos que são emitidos pelas companhias.
Capítulo 3
Adentra sobre os fundos de investimento, explicando a diferença entre fundos abertos, fechados e exclusivos, sua negociação na bolsa, seus diferentes tipos, papel do administrador e gestor, assembleia, custos, tributos e riscos.
Capítulo 4
Entra no aspecto das companhias, direitos dos acionistas, governança corporativa, assembleias e estrutura da administração.
Capítulo 5
Dedica-se a desenvolver o assunto Governança Corporativa, mostrando sua origem, a necessidade de boas práticas de governança, a relação entre os acionistas e os administradores, sustentabilidade e o sistema de governança corporativa.
Capítulo 6
Explica o papel da atividade de relações com investidores, mostrando seu relacionamento com o público da companhia, suas estratégias de comunicação e os princípios éticos que regem a atividade.
Capítulo 7
Desmembra a oferta pública, abordando a motivação e os objetivos que levam uma empresa a abrir seu capital, os tipos de oferta, sua caracterização, prospectos, os modelos de precificação e os tipos de OPA.
Capítulo 8
Mostra o papel da Bolsa de Valores, instruindo o leitor sobre a BM&F Bovespa, os ativos que são negociados, o funcionamento da Bolsa e da Central Depositária, os segmentos de listagem e os diferentes índices.
Capítulo 9
Esclarece o Mercado de Balcão Organizado, descrevendo seus Administradores, a Cetip, os procedimentos e os instrumentos registrados na Cetip.
Capítulo 10
Descreve o funcionamento do mercado, explicando o papel de seus participantes, os sistemas de negociação, tipos de ordens, leilões, formadores de mercado, pregão, After Market, empréstimos de ações dentre muitos outros assuntos.
Capítulo 11
Dedica seu assunto ao mercado de derivativos, esclarecendo seus conceitos básicos, finalidades, tipos, classificações, funcionamento, benefícios e os mercados a termo, futuro, opções e Swap.
Capítulo 12
Contém informações sobre a análise fundamentalista e a análise técnica.

Opinião pessoal
Mesmo que tenha seguramente escolhido quais os tipos de investimento que são dignos de seus aportes, em algum momento é comum que você se esbarre com informações que te instigue a pesquisar um pouco sobre os demais. Citando um exemplo, uma vez conversei com um leitor do blog que jurava que ETF não é fundo de investimento. Se ele tivesse lido este livro, ou pelo menos dado uma lida rápida no capítulo sobre o assunto, ele saberia que estava equivocado.
Além disso, por se tratar da CVM, pode-se afirmar que o conteúdo tem um alto grau de confiabilidade. E o melhor, é gratuito.
Como ponto negativo, confesso que sua leitura não é das mais agradáveis por causa de seu conteúdo 100% didático, o que não poderia ser diferente devido à natureza do livro. Mas o linguajar não é pesado. É simples e tranquilo de entender.
Quando surgir alguma dúvida sobre algo relacionado ao mercado financeiro, muito provavelmente ela será sanada após a leitura desta obra.

E você, já leu este livro? Conte-nos suas impressões! Deixe seu comentário.

10 comentários:

  1. ADP, chegou a ler todo o livro?
    Confesso que já tentei no passado, mas achei-o desinteressante. Mistura muitos temas diferentes. Aprende-se muito pouco sobre cada coisa e também perde-se muito tempo com informações de pouca ou nenhuma utilidade prática. Tem coisa boa também, mas em geral perdida no meio de outras informações inúteis.
    Talvez sirva como um material de referência, para esclarecer dúvidas pontuais, mas não tive ânimo de ler do início ao fim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, cheguei a ler 2 vezes do início ao fim. Eles tentam fazer um apanhado geral, abrangendo diversos temos d mercado de capitais. Mas concordo com o que você disse sobre o livro ser melhor utilizado como material de referência. Surgindo uma dúvida, é só ir no capítulo específico do livro.
      Abraços

      Excluir
  2. Adp onde encontro essa obra impressa? Não gosto de lê em pdf, só em último caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não há, mas para te dar certeza só a CVM.
      Abraços

      Excluir
    2. Só levar o PDF numa gráfica e imprimir...

      Excluir
    3. eu tinha impresso mas doei para a biblioteca da faculdade

      Excluir
  3. Que ótima dica ! :)

    Muito obrigado !! =)

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, AdP! Divulgação de fonte de informação correta!
    []s!

    ResponderExcluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.